Pular para o conteúdo principal [1]
Barra

Travessia Piabas - Grumari - Barra de Guaratiba - RJ

A travessia passa por um antigo caminho colonial, muito utilizado para escoar a produção agrícola do antigo Engenho do Grumari, onde se cultivava cana e café, até a localidade conhecida como Piabas, onde havia outro engenho.

Piabas - Grumari

Caminhada moderada. A trilha tem começo bastante íngreme, em seguida passa por trechos que alternam superfície irregular de terra e pedras.

O início da travessia é a continuação da Estrada Velha do Grumari, que é acessada pela Estrada do Pontal perto do nº 1.400, no Largo de Piabas.

Tânia no início da travessia

A trilha é em sua maior parte pouco exposta ao sol seguindo um caminho centenário utilizado pelos produtores rurais, que pioneiramente ocuparam a região, e escoavam parte da sua produção para o centro da cidade através de embarcações que partiam de Grumari e Barra de Guaratiba. Nela tive a sorte de encontrar uma mamãe preguiça linda!

Bicho preguiça na árvore

Após um trecho de subida pegamos uma estrada de terra batida.

Pessoas na estrada de terra batida

Grumari - Barra de Guaratiba (Trilha Transcarioca)

Para este trecho vale a pena levar roupas de banho e filtro solar, pois é aí que o caminhante tem a oportunidade de andar entre a Mata Atlântica e algumas das mais belas e selvagens praias do Rio de Janeiro, como a do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno, e mergulhar em suas águas paradisíacas.

Praia paradisíaca

Na Praia do Inferno a atração é a Pedra da Lua com suas crateras que dão asas à imaginação.

Hibisco numa cratera da Pedra da Lua

Para sair das praias tem que fazer uma pequena escalaminhada.

As Praias Selvagens ficam em Barra do Guaratiba, na Zona Oeste Rio de Janeiro dentro do Parque Estadual Pedra Branca. Possui águas límpidas e quase intocadas.

Piabas - Grumari - Barra de Guaratiba


Anterior
« Prev Post
Próximo
Próx. Post »