Um dos destinos mais bonitos da região dos lagos do Estado do Rio de Janeiro, a cidade de Cabo Frio, quatro metros acima do nível do mar, nos recebeu com lindas praias com mar de águas claras e transparentes e orla com areia branca, bem como destinos culturais e locais de compra.
Começamos nossa viagem com a Praia do Forte, na região central de Cabo Frio, com 7 quilômetros e meio de extensão e vento forte, águas claras, transparentes e geladas, além da areia branca.
No lado esquerdo da praia, está o Forte São Mateus, construído no século XVII, com objetivo de proteger a cidade contra a invasão de holandeses e franceses.
No lado direito da praia, algo muito triste, o abandono da Praça das Águas, inaugurada no ano de 2013 a um custo de 13 milhões de reais. Matéria completa sobre o abandono da Praça das Águas da Folha dos Lagos Online (Site Externo).
Ponto turístico da cidade, há o Canal Itajurú e a Ponte Feliciano Sodré onde pessoas param para tirar fotos. Não poderíamos deixar de fazer o mesmo.
Na margem direita do canal, temos o Bairro da Passagem, marco histórico da cidade. Batizado com esse nome por ter sido o ponto do canal por onde se fazia a travessia nos tempos coloniais. É o berço do que seria a cidade de Cabo Frio. Sua ocupação pelos portugueses se deu no início do século XVII. Formadas por belíssimos prédios históricos e a Igreja de São Benedito, construída em 1701, para abrigar os escravos negros, pois, naquela época, não era permitido os negros frequentarem a mesma igreja que os brancos.
No próximo post, a segunda parte da viagem a Cabo Frio - RJ.
Assine com seu e-mail
ConversionConversion EmoticonEmoticon