Pular para o conteúdo principal [1]
Barra

Serrinha do Alambari - Penedo - RJ

A região de natureza preservada localizada no caminho para Visconde de Mauá é um dos melhores lugares de Penedo para o ecoturismo. Lá, ficam as nascentes dos rios Alambari, Santo Antônio e Pirapitinga, ideais para banhos de cachoeiras e caminhadas

Cachoeira na área verde

Dentro do Camping Clube Brasil estão os principais poços da Serrinha, e também de mais fácil acesso. As trilhas são bem sinalizadas e não é necessário contratar guia. Chegar nas cachoeiras é uma tarefa mais fácil do que sair delas, as trilhas são inclinadas, então você desce para chegar aos poços e na volta, sobe.

Homem caminhando na mata

A cerca de 2,5 km do camping, em uma propriedade particular, encontramos os dois poços mais bonitos da Serrinha do Alambari. O Poço do Céu e o Poço Dinossauro.

Acesso ao Poço do Céu

Cachoeira com placa escrito Poço do Dinossauro

O acesso ao Poço do Céu e Dinossauro é feito somente com guia, mediante o pagamento de um valor de R$35,00 na portaria da propriedade. Segundo funcionários, o valor custeia os serviços dos guias e de conservação das trilhas.

Área verde com gramado e árvores ao fundo

De origem indígena, a lenda conta que há muitos anos, naquele local, os índios Coroados disputavam com os índios locais, os Puris, a posse das terras. Certo dia, um chefe índio, fazendo reconhecimento do local, recebeu uma flechada no pescoço. Impossibilitado de gritar por socorro, sentindo que ia morrer, ajoelhou-se junto à pedra, deixando seu machado cair sobre ela. A pancada emitiu um som que ecoou pela encosta. Ao constatar o fenômeno, o índio bateu outras vezes com o machado. Curiosos com o ruído que ouviram, seus companheiros não tardaram a chegar ao local, a tempo de salvá-lo. Tombado pelo patrimônio Histórico e Paisagístico de Resende.

Serrinha do Alambari - Penedo - RJ
Anterior
« Prev Post
Próximo
Próx. Post »