Segundo o site Arquitetura da Dança (site externo), dança de salão refere-se a diversos tipos de danças executadas por um casal. As danças de salão são praticadas socialmente, como forma de entretenimento, integração social e competitivamente como desporto. Alguns dos tipos de dança de salão foram desenvolvidas no Brasil, como, por exemplo: o forró (do Nordeste), o samba de gafieira, o maxixe, a valsa, a mazurca entre outras.
Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV, e evoluído nos séculos seguintes (apenas entre os nobres.
Nós, casal hibisco com whey, amamos a dança de salão, principalmente o ritmo bolero. Por causa disso, estivemos no Baile de Bolero promovido pela Escola de Dança Jaime Aroxa (site externo) em Botafogo - Rio de Janeiro - RJ.
O bolero é um ritmo cubano que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Apesar de nascer em Cuba, tornou-se também bastante conhecido como canção romântica mexicana. O ritmo foi se modificando, tornando-se mais lento e desenvolvendo especialmente temas mais românticos. Têm tradição no bolero os seguintes países: Cuba, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, México, Peru, Venezuela , Uruguai, Argentina e Brasil.
Para a qualidade de vida, dançar aumenta a freqüência cardíaca, estimula à circulação do sangue, melhora a capacidade respiratória e queima calorias. A dança de salão é uma atividade que provoca sensação de bem-estar psicológico. Permite a troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação.
Faça como nós e dê uma chance para a dança de salão ou qualquer outro tipo de dança que você deseje fazer.
Quem dança é mais feliz!
Assine com seu e-mail
ConversionConversion EmoticonEmoticon