Em tour a pé pela cidade do Rio de Janeiro - RJ, andando pelo bairro da Glória, conhecemos o belíssimo Memorial Municipal Getúlio Vargas.
O memorial, projetado pelo arquiteto Henock de Almeida, inaugurado em 2004, situado na Praça Luís de Camões, é constituído por estruturas metálicas de 17,5 metros de altura, revestidas com mármore branco, em meio a um espelho d'agua. É uma homenagem ao presidente Getúlio Vargas, gaúcho que viveu por cerca de 30 anos no Rio. Um espaço no subsolo do edifício guarda fotos, textos, vídeos, documentos e objetos do ex-presidente.
O Memorial serve de núcleo para a reflexão política sobre as cinco primeiras décadas do século XX no Brasil. Uma exposição permanente enfatiza a passagem de Getúlio pelo Rio de Janeiro, quando a cidade era capital federal, onde viveu o momento mais importante de sua carreira política.
O memorial levou vinte anos entre a concepção e a inuguração. Em 1984, o governador Leonel Brizola e o seu secretário de Cultura, Darcy Ribeiro, lançaram um concurso público nacional, com júri presidido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, para a seleção do melhor projeto para criação de um memorial em homenagem a Getúlio Vargas.
Por tratar-se de um local próximo de bens tombados, o projeto foi submetido à aprovação dos três órgãos de proteção do patrimônio histórico: IPHAN (federal), INEPAC (estadual) e DGPC (municipal).
Recomendamos a visita, é bom para saber um pouco mais da história política do Brasil.
Assine com seu e-mail
ConversionConversion EmoticonEmoticon