Venha conhecer conosco este belíssimo museu do Rio de Janeiro - RJ: O Museu de Arte do Rio (MAR) (site externo).
Já começamos a visita com a admiração do espaço arquitetônico do complexo do Museu do Rio, fundado em 2013, formado por dois prédios: o Palacete Dom João VI, do início do século XX, tombado desde o ano 2000 e eclético, e o prédio vizinho que é o espaço da Escola do Olhar – projeto com foco na formação de educadores da rede pública de ensino.Os dois prédios que formam a instituição são unidos por meio de uma praça, uma passarela e cobertura fluida, em forma de onda.
Neste dia admiramos três exposições: O Rio dos Navegantes, Projeto Fluxo, Mulheres na Coleção MAR e Rosana Paulino: a Costura da Memória.
A exposição Rio dos Navegantes traz uma abordagem transversal da história do Rio de Janeiro como cidade portuária, do ponto de vista dos diversos povos, navegantes e imigrantes que desde o século XVI passaram, aportaram e viveram no Rio de Janeiro - RJ.
A exposição Mulheres na Coleção MAR apresenta um recorte de obras de mais de 150 artistas brasileiras e estrangeiras. Estão presentes artistas como Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Beatriz Milhazes, Güler Ates, Marie Nivouliès de Pierrefort, Abigail de Andrade, Louise Bourgeois, Neide Sá, Jenny Holzer, Leila Danziger, Regina Silveira, Vânia Mignone e Célia Euvaldo.
O Projeto Fluxo é o primeiro espaço imersivo do MAR, com o objetivo de propor ao visitante uma experiência sensorial. O Fluxo explora o movimento contínuo, fluido, espontâneo. Ao entrar na sala escura, o visitante perceberá que suas pegadas criam rastros que o conectam a um núcleo onde imagens e sons inspirados na exuberante natureza do Rio de Janeiro surgem de todos os lados. Constelações, águas tempestades e traçados ancestrais são projetados em telas que envolvem o público e o transportam para um espaço-tempo outro, fora da história, livre de começos-meios-fins.
A mostra Rosana Paulino: A Costura da Memória traz 140 obras produzidas ao longo dos seus 25 anos de carreira. Assinada por Valéria Piccoli e Pedro Nery, curadores do museu paulistano, a mostra reúne esculturas, instalações, gravuras, desenhos e outros suportes, que evidenciam a busca da artista no enfrentamento com questões sociais, destacando o lugar da mulher negra na sociedade brasileira.
O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, nº 5 - Centro - Rio de Janeiro - RJ. O museu funciona Terça-feira (gratuito para todas as pessoas)(10 horas às 19 horas), quarta a domingo (10h às 17h), Horário dedicado a pessoas com deficiências intelectuais são todas as quartas, das 10 horas às 11 horas.
Assine com seu e-mail
ConversionConversion EmoticonEmoticon