Em 28 de abril de 2018, foi inaugurado o Instituto Casa Roberto Marinho, novo centro cultural no município do Rio de Janeiro. Fomos visitar!
Este local foi residência, por mais de 60 anos, do jornalista e proprietário das Organizações Globo, Roberto Marinho.
O instituto exibirá, por partes, a coleção de arte de mais de 1400 peças pertencentes à família Marinho, além de abrigar exposições temporárias e uma agenda de cursos e oficinas.
A edificação é uma construção colonial datada de 1939 e, apesar da fachada rosa ter sido preservada, teve o interior todo adaptado para se adequar à função de centro cultural.
A exposição de estreia da Casa Roberto Marinho é intitulada Modernos 10 – Destaques da coleção e reúne 124 obras de dez artistas modernistas, como Candido Portinari, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
A área externa da casa é um jardim de espécies de mata Atlântica, com esculturas e pontos de contemplação, primeiro feito por Burle Marx para uma casa particular”
A reforma da casa foi assinada pelo arquiteto Glauco Campello – responsável também pela restauração do Paço Imperial do Rio de Janeiro – e financiada apenas pela família Marinho. O Instituto Casa Roberto Marinho fica na rua Cosme Velho, 1105, no Rio de Janeiro e funciona de terça a domingo, das 12 horas às 18 horas. O ingresso custa R$ 10,00.
Assine com seu e-mail
ConversionConversion EmoticonEmoticon