Pular para o conteúdo principal [1]
Barra

Visita ao Instituto Casa Roberto Marinho

Em 28 de abril de 2018, foi inaugurado o Instituto Casa Roberto Marinho, novo centro cultural no município do Rio de Janeiro. Fomos visitar!

Frente da Casa Roberto Marinho

Este local foi residência, por mais de 60 anos, do jornalista e proprietário das Organizações Globo, Roberto Marinho.

Escultura na Casa Roberto Marinho

O instituto exibirá, por partes, a coleção de arte de mais de 1400 peças pertencentes à família Marinho, além de abrigar exposições temporárias e uma agenda de cursos e oficinas.

Dois quadros expostos na Casa Roberto Marinho

A edificação é uma construção colonial datada de 1939 e, apesar da fachada rosa ter sido preservada, teve o interior todo adaptado para se adequar à função de centro cultural.

Fachada da Casa Roberto Marinho

A exposição de estreia da Casa Roberto Marinho é intitulada Modernos 10 – Destaques da coleção e reúne 124 obras de dez artistas modernistas, como Candido Portinari, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

Obras de arte de Tarsila do Amaral

A área externa da casa é um jardim de espécies de mata Atlântica, com esculturas e pontos de contemplação, primeiro feito por Burle Marx para uma casa particular”

Jardim

A reforma da casa foi assinada pelo arquiteto Glauco Campello – responsável também pela restauração do Paço Imperial do Rio de Janeiro – e financiada apenas pela família Marinho. O Instituto Casa Roberto Marinho fica na rua Cosme Velho, 1105, no Rio de Janeiro e funciona de terça a domingo, das 12 horas às 18 horas. O ingresso custa R$ 10,00.
Anterior
« Prev Post
Próximo
Próx. Post »