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Bienal de Arte Digital 2018

Arte tecnológica é uma nova forma de fazer arte que tem acontecido nos últimos 30 anos, substituindo os artefatos utilizados na produção da arte convencional por dispositivos tecnológicos. Este tipo de arte é que veio trazer a Bienal de Arte Digital que fomos conferir.

Galões acesos eletronicamente

A primeira edição da Bienal de Arte Digital (site externo) em 2018, veio com a missão de valorizar sobretudo o pensamento crítico dos processos digitais e tecnológicos da vida e na arte.

Algumas das obras da Bienal que gostamos:


Faces - Mark Kink (Estados Unidos)

"Rostos são as primeiras coisas que reconhecemos em um mundo de coisas. Mas, apesar de serem fundamentais para a nossa experiência do mundo – talvez porque rostos sejam fundamentais para o nosso mundo – chegamos a dá-los por garantidos. Respondemos a eles sem a plena consciência do que está acontecendo, de como a experiência de olhar um rosto nos está afetando." (Fonte: site da Bienal)


Face em animação gráfica aparecendo num monitor

Caravel - Ivan Henriques (Brasil)

"Para avançar um pouco mais sobre a evolução do projeto Symbiotic Machine, ‘Caravel’ é criado neste projeto. Ele usa tecnologia de célula de combustível microbiana (MFC) para colher eletricidade de bactérias anaeróbicas e componentes orgânicos na água. A forma hexagonal tem a função de combinar e unir outros Caravels para criar uma superfície maior e operar como um enxame." (Fonte: site da Bienal)


Caravel boiando num aquário

Black Moves - Carla Chan (China e Alemanha)

"Trata-se de uma instalação de vídeo imersiva composta por três versões diferentes (volume I, II e III) que podem ser implementadas em diferentes configurações. É um drama espacial e uma paisagem virtual que simula a formação e desmembração de uma massa negra amorfa, um desdobramento sensitivo evocador que atravessa entre os limites do físico e o psicológico, como experimentado dentro de um espaço esférico escuro." (Fonte: site da Bienal)

Tela com imagem de massa em preto e branco

Attention Seeker - Georgie Grace (Inglaterra)

"O vídeo explora o efeito de paisagens sintéticas no cérebro humano. Todos aceitamos intuitivamente a idéia de que gastar tempo em uma paisagem natural afetará positivamente nosso estado mental, mas a pesquisa também mostrou que uma mera imagem de uma paisagem pode ser uma alternativa efetiva. Isso levanta a questão de saber se é necessária a experiência real, e se podemos receber o maior benefício de uma paisagem sintética, combinada com outros componentes que melhorem nosso bem-estar mental. A forma da paisagem da Attention Seeker é gerada por computador, mas as texturas aplicadas são feitas a partir de minhas fotografias de superfícies reais e da vida vegetal. É uma combinação de forma sintética e material orgânico digitalizado, produzido dentro de um mecanismo de videogame." (Fonte: site da Bienal)


Vídeo com paisagem projetado na parede

A bienal ocorre no Oi Futuro Flamengo de 5 de fevereiro de 2018 a 18 de março de 2018. Vale a pena conferir!

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