Continuando a série "Desbravando o bairro de Santa Teresa", fomos conhecer o Museu Chácara do Céu.
O Museu da Chácara do Céu foi a antiga residência de Raymundo Ottoni de Castro Maya, nascido em 1894, em Paris, foi um dos milionários mais conhecidos do Rio de Janeiro na década de 1920. Era filho do diplomata maranhense Raymundo de Castro Maya e da mineira Theodozia Ottoni e passou os primeiros anos de vida na França, em 1905 mudou-se para o Rio de Janeiro - RJ.
A Chácara do Céu foi deixada por Raymundo Ottoni de Castro Maya para usufruto da população através da Fundação Castro Maya.
Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1974, o museu exibe coleções de arte de diversos períodos, e de diferentes origens, livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em uma casa com três pavimentos.
Além disso, na coleção da Chácara do Céu há também um grande número de obras do pintor paulista Candido Portinari, que tem trabalhos expostos até no edifício que abriga a Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. Portinari era amigo de Castro Maya e chegou a fazer seu autorretrato.
Hoje, além das exposições de longa duração e temporárias, o museu mantém dois cômodos originalmente mobiliados e ambientados, a fim de preservar o caráter de residência do local.
O Museu Chácara do Céu funciona diariamente (exceto às terças-feiras), 12 horas às 17 horas, o endereço é Rua Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa - Rio de Janeiro - RJ
Assine com seu e-mail
ConversionConversion EmoticonEmoticon