Pular para o conteúdo principal [1]
Barra

Visitando Parque Lage - Rio de Janeiro - RJ

Patrimônio histórico e natural do Rio de Janeiro - RJ, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPHAN) desde 14 de junho de 1957, com 52 hectares de belíssima área verde e um palacete no meio do parque.

Chafariz e palacete ao fundo

O Parque Lage é um parque público localizado no bairro Jardim Botânico, em seu palacete é abrigado a Escola de Artes Visuais desde 1975.

Lateral do palacete que abriga a Escola de Artes Visuais

A história do Parque Lage tem início em 1811, quando Rodrigo de Freitas Mello e Castro adquirem um engenho de açúcar pertencente a Fagundes Varela. John Tyndale, paisagista inglês, recebe, em 1840, a incumbência de reprojetar o engenho e imprime à estrutura de seu projeto todo o romantismo encontrado nos parques ingleses. Em 1859, o parque passa para as mãos de Antônio Martins Lage, por um processo de compra e venda. Neste momento, recebe o nome de “Parque dos Lage”, o qual, mais tarde, no ano de 1900, passa a seus três filhos como herança. Em 1913, a chácara é comprada pelo Dr. César de Sá Rabello, permanecendo como sua propriedade até o ano de 1920, quando Henrique Lage, neto de Antônio Martins Lage, consegue reaver a antiga propriedade da família.

Endividado com o Banco do Brasil por conta de negócios feitos com esta instituição financeira, Henrique Lage precisou desfazer-se de parte de seu patrimônio. Entregou parte de seus bens ao banco como pagamento e, a outra, vendeu para empresários particulares. A fim de fazer sobreviver o Parque, foi tombado como patrimônio histórico e artístico com a ajuda do governador Carlos Lacerda.

Na década de 1960, parte do terreno chegou a ser comprada pelo empresário Roberto Marinho para a construção da sede da TV Globo, entretanto toda a propriedade foi desapropriada e convertida em um parque público.

O parque é composto de diversos atrativos, é uma visita que acalma aos que frequentam.

Borboleta de asas pretas e azuis no chão

Caminho de Paralelepípedos

Alguns dos lugares para visita dentro do Parque Lage:

1) Aquário

Entrada do aquário

Peixes nadando no aquário

2) Coreto

Exterior do coreto

3) Lavanderia dos Escravos

Lavanderia dos Escravos

4) Lago dos Patos

Lago e área verde no entorno

5) Torre Castelinho

Torre de pedra

O Parque Lage situa-se na Rua Jardim Botânico nº 414 - Jardim Botânico - Rio de Janeiro - RJ e funciona diariamente das 8 horas às 17 horas (durante o horário de verão, até às 18 horas). A entrada é gratuita.

Álbum Parque Lage - 2017
Anterior
« Prev Post
Próximo
Próx. Post »