Pular para o conteúdo principal [1]
Barra

Visitando o Instituto Moreira Salles - RJ

Centro cultural pouco conhecido, situado no bairro da Gávea, em um trecho da Rua Marquês de São Vicente, um pouco distante da área movimentada. Talvez por isso, visitar o Instituto é como sentir ter descoberto um segredo na cidade.

Entrada do I.M.S.

O Instituto Moreira Salles (I.M.S.) (site externo) ocupa uma mansão em que a família do falecido banqueiro Walther Moreira Salles, dono do Unibanco, residiu na cidade. Era ideia de Walther Moreira Salles criar uma instituição cultural sem fins lucrativos.

Walther Moreira Salles no gramado

Marco da arquitetura moderna dos anos 1950, a casa onde encontra-se o I.M.S., foi projetada por Olavo Redig de Campos, é cercada por exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx no terreno de 11 mil metros quadrados.

Jardim com ponte sob um riacho

Banco com os dizeres: Sentada ali no banco, a gente não faz nada: fica apenas sentada deixando o mundo ser. Clarice Lispector

Em nossa visita, o I.M.S. estava com três exposições.
Banner quadrado de fundo azul escuro. No lado esquerdo, escrito em letras brancas "Cartão de Visita Digital e Interativo". Embaixo, em letras brancas escrito: 100% ecológico e sustentável (arquivo em pdf), Seu cliente vai ter acesso a: Sua localização profissional, seu whatsapp, seu telefone, suas redes sociais, qr-code para distribuir seu cartão de visita a terceiros, seu e-mail, seu site, seus dados para inserção direta na agenda de contatos. Abaixo, retângulo amarelo de bordas arredondadas escrito dentro em preto: Você e seu negócio vendendo mais!. À direita, smartphone com imagem de cartão de visita digital interativo na tela.

1) Conflitos: fotografia e violência política no Brasil 1889-1964

De acordo com a página eletrônica do I.M.S., Conflitos: fotografia e violência política no Brasil 1889-1964 contradiz a imagem do Brasil como país pacífico e oferece um olhar sobre a história nacional que colabora na compreensão da atual crise política. Com um panorama de imagens de guerras civis, revoltas e outros episódios de confronto envolvendo o Estado brasileiro, Conflitos aborda o papel das imagens fotográficas nesses eventos, seu uso político e suas formas de circulação. 


Fotos na mesa e na parede

Mesa com fotos de conflitos

2) #RioUtópico: um projeto em construção, de Rosângela Rennó

De acordo com a página eletrônica do I.M.S., a exposição Rio Utópico faz um mapeamento fotográfico espontâneo de comunidades do Rio de Janeiro cujos nomes sugerem uma situação utópica. A exposição foi composta de um grande mapa da cidade ampliado no chão da sala de exposição, com grupos de fotografias de cada localidade reunidos nas paredes.


Mapa do Rio de Janeiro no chão e fotos de comunidades nas paredes

3) O Pipoqueiro da Esquina - Carlos Drummond de Andrade e Ziraldo

De acordo com a página eletrônica do I.M.S., as “pipocas”, frases críticas e bem-humoradas de Carlos Drummond de Andrade que ganharam este apelido nas páginas do Jornal do Brasil, onde foram publicadas entre 1979 e 1981 tornaram-se ilustrações do amigo Ziraldo e viraram livro, O pipoqueiro da esquina, editado pela Codecri ainda em 1981. Estas ilustrações estão nessa exposição.


Parede com ilustrações do Ziraldo

O endereço do I.M.S. é Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea - Rio de Janeiro - RJ. O instituto funciona de terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11 horas às 20 horas. A Entrada é gratuita para o centro cultural e exposições.
No lado esquerdo, Virginia Fonseca (influenciadora digital) com dois frascos de Happy Hair (suplemento capilar) nas mãos. Virginia Fonseca veste camiseta rosa. À direita, post-it rosa escrito em letras brancas: Diga adeus aos cabelos quebradiços e sem vida
Anterior
« Prev Post
Próximo
Próx. Post »