Pular para o conteúdo principal [1]
Barra

Visita ao Centro Cultural da Justiça Federal

Belíssima edificação em estilo eclético, ao lado dos prédios da Biblioteca Nacional, do Museu Nacional de Belas Artes e do Teatro Municipal, o edifício do Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) é um dos marcos das obras do prefeito Pereira Passos no início do século 20 e por tudo isso mereceu uma visita nossa.

Hibisco com Whey na porta do Centro Cultural da Justiça Federal

O prédio, de quase 6 mil metros quadrados, foi destinado inicialmente à Mitra Arquiepiscopal do Rio de Janeiro. Em 1908 o prédio foi adquirido pelo Governo Federal para a instalação do Supremo Tribunal Federal (STF) que ficou até a década de 60 quando mudou para Brasília. A construção do prédio teve início em 1905 e foi inaugurado em 3 de abril de 1909. Foi projetado pelo arquiteto Adolpho Morales de Los Rios.

Portas abertas do Centro Cultural da Justiça Federal

Detalhe de uma das portas de entrada

Em 2001, após anos de reforma, foi aberto o Centro Cultural Justiça Federal sob a responsabilidade do Tribunal Regional Federal da 2ª região. A programação é diversificada, com exposições permanentes e temporárias; cursos e oficinas de artes; palestras e seminários; espetáculos de música, dança, teatro e cinema; biblioteca e sala de leitura, além de uma cafeteria com bistrô.

Escadaria do Centro Cultural

Placa de inauguração do prédio

Detalhe na parede entre as portas

Um belíssimo destaque entre as salas do Centro Cultural está a sala do tribunal.

Sala do Tribunal

Exposições em destaque no Centro Cultural em nossa visita:

1) Exposição "Cena Viva": Com fotos de Christina Amaral e sob direção de Vanja Freitas, atores convidados farão intervenções verbais, sonoras e corporais. O público será convocado a participar da exposição, através da leitura de textos e de manifestações espontâneas.

Sala da exposição

2) Exposição "Paisagem Sensorial": Moema Branquinho apresenta obras bi e tridimensionais utilizando diferentes materiais como vidro, mármore, granito, metal, madeira entre outros. Empregando a técnica do mosaico,seus quadros, objetos e esculturas compõem subjetividades em torno do tema da paisagem. A mostra inclui experiências sensoriais voltadas ao visitante com deficiência visual.

Sala da exposição

3) Exposição "O Que Vemos o Que Nos Olha": Em um mundo em que as fotografias e as imagens se transformaram em artefatos onipresentes no cotidiano das pessoas, o Coletivo Nós da Pós, composto por Adriana Garzon, Alexandra Karmirian, Ana Campbell, Ana Carvalho, Andrea Portella, Angela Carvalho, Bárbara Salum, Cristiano Cardoso, Elaine Romano, Gabriel da Silva Melo, Heloisa Rizzo, Inaya Lima, Matheus Mello, Renato Balocco e Thereza Caiado, convida os visitantes a interagirem com obras de maneira diferenciada.

Hibisco lendo banner com título da exposição

O Centro Cultural da Justiça Federal fica situado na Avenida Rio Branco, 241 – Centro - Rio de Janeiro – RJ. Está aberto para visitação de terça a domingo das 12 horas às 19 horas.

Centro Cultural da justiça Federal 2018
Anterior
« Prev Post
Próximo
Próx. Post »