Pular para o conteúdo principal [1]
Barra

Passeio no Forte de Copacabana - Rio de Janeiro - RJ

Frente do Forte de Copacabana

Em homenagem ao dia da proclamação da república, nós visitamos, este ano, uma das atrações turísticas históricas do município do Rio de Janeiro - RJ: o Forte de Copacabana, ótima opção de passeio tanto de manhã quanto à tarde ou à noite.


Casal Hibisco com Whey e ao fundo a alameda do Forte

O Forte de Copacabana foi construído entre 1908 e 1914 e inaugurado em 28 de setembro de 1914, completou 103 anos de história, cultura e civismo em 2017.

Logo na entrada pode-se ver alguns canhões históricos.

Canhão

Caminhando pela alameda, na lateral direita encontra-se a entrada do Museu Histórico do Exército, criado em 1987.

Alameda com Pão de Açúcar na lateral esquerda

Entrada do Museu Histórico do Exército

O museu é dividido por salões, o primeiro é o salão dos presidentes militares composto por fotos, história e objetos de alguns destes presidentes.

Banners sobre Marechal Deodoro e Marechal Floriano Peixoto

O segundo é o salão colônia-império, neste salão é contada a história do Brasil sob a ótica militar, retratando fatos ligados à fase colonial: o descobrimento do Brasil, a colonização do território pelo sistema de Capitanias Hereditárias, a expansão territorial pelas entradas e bandeiras e as invasões territoriais.

Espaço Brasil Império

Neste salão, há também o espaço destinado a exaltar o Patrono do Exército, o Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias.

Mural com textos e fotos sobre Duque de Caxias

O terceiro é o salão república que mostra a atuação do Exército Brasileiro no período Republicano. Traz a primeira Assembleia Constituinte, a Revolta da Armada, a Guerra de Canudos, a modernização do Exército Brasileiro e a contribuição do Marechal Rondon para a integração do território brasileiro.

Espaço com Marechal Rondon e índio na divisa do Brasil com Guiana

E o quarto salão é o gabinete das curiosidades disponibiliza o acervo que não se encontra na exposição permanente. São peças heterogêneas, incluindo porcelana, medalhas e condecorações, curiosidades, miniaturas, entre outros objetos raros.

Objeto no formato de tanque onde é mostrado no centro as patentes militares

Saindo do Museu Histórico do Exército e continuando pela alameda, no final encontra-se a fortificação.

Hibisco na entrada da fortificação

As paredes externas da fortificação voltadas ao mar foram feitas doze metros de espessura para proteger os soldados, dentro do forte, dos tiros.

O espaço possui uma usina a diesel, que na época fornecia energia elétrica para o bairro de Copacabana e servia para a iluminação, ventilação e operação das peças de artilharia.

O projeto da Fortificação é único na América do Sul, pois possui câmaras de tiro, cozinha, depósito de viveres, paiol de munição, alojamento para oficiais e praças, oratório, oficina, telégrafo, observatório, almoxarifado, cisterna de água, banheiros e enfermaria.


Paiol com balas de canhões

No alto do forte, é possível ter uma vista panorâmica de Copacabana.

No alto da fortificação, Whey olhando a Praia de Copacabana ao fundo

Ao final de nosso passeio, não deixaríamos de conhecer a filial da Confeitaria Colombo.

Interior da filial da Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana

O Museu Histórico do Exército, fortificação e exposições funcionam de terça a domingo e feriados, das dez às dezoito horas.

A alameda, cúpula dos canhões, cafés e loja funcionam de terça a domingo e feriados das dez às vinte horas.

O valor do ingresso é seis reais (estudantes, idosos acima de sessenta anos e professores de escolas públicas pagam meia entrada), a bilheteria fecha às dezenove horas.

O endereço é Praça Coronel Eugênio Franco número um - Posto Seis - Copacabana – Rio de Janeiro - RJ.


Forte de Copacabana e Museu Histórico do Exército - Outubro 2017
Anterior
« Prev Post
Próximo
Próx. Post »