Pular para o conteúdo principal [1]
Barra

Molho Bolonhesa Especial

Para uma infinidade de receitas, você pode usar esse saboroso e encorpado molho bolonhesa especial que preparamos.

Molho bolonhesa num recipiente de vidro aberto

Ingredientes:

Meio quilo de alcatra (ou patinho) moída
Uma cebola média grosseiramente picada
3 dentes de alho grandes
1 talo grande de alho-poró grosseiramente picado
Duas colheres de sopa, rasas, de molho de tomate
1 vidro de passata de tomates
3 colheres de sopa de molho inglês
Uma colher de sopa de mostarda
Uma colher de chá de sal
Pimenta-do-reino moída na hora, a gosto (opcional)


Modo de preparo:

Coloque num liquidificador a cebola, o alho e o alho-poró. Processe até ficarem bem triturados. Na falta do utensílio, pique-os na ponta da faca, juntos. Reserve.

Refogue os temperos triturados (que haviam sido reservados), sobre fogo médio-alto, com a panela tampada e mexendo algumas vezes, até ficarem levemente dourados - algo próximo a cinco minutos.

Junte as duas colheres de molho de tomate, mexa e cozinhe por mais um minuto.

Acrescente a carne moída, o sal, a pimenta-do-reino moída na hora, o molho inglês e a mostarda. Mexa e aumente o fogo para alto. Refogue a carne com os temperos por aproximadamente nove minutos - ou até que perca a cor externa avermelhada - mexendo algumas vezes durante esse tempo.

Passados os nove minutos da carne refogando, junte à panela a passata de tomates. Baixe o fogo para o mínimo, tampe a panela - deixando uma fresta de um dedo de espessura entre a tampa e a panela, para parte do vapor sair - e cozinhe até obter uma carne bem úmida, mas sem excesso de molho. Não queremos um ragu; apenas buscamos uma carne bem úmida. (Observação: como cada fogão é único, o tempo pode variar um pouquinho, mas não deve levar mais do que 35 a 40 minutos até que o líquido evapore e reste uma carne moída bem úmida; você verá o fundo da panela ao mexê-la, nessa hora).

Acerte o sal e desligue o fogo.
Anterior
« Prev Post
Próximo
Próx. Post »